top of page

A descoberta do "capítulo oculto" na Bíblia cristã

StreamNew

Você já imaginou que a Bíblia cristã poderia ter um "capítulo oculto" que foi escrito há mais de um milênio e meio? Pois é exatamente isso que um grupo de pesquisadores descobriu ao analisar um antigo manuscrito siríaco que estava guardado na Biblioteca do Vaticano. Neste post, vamos contar um pouco mais sobre essa incrível descoberta e o que ela revela sobre as origens e as interpretações das escrituras sagradas.


O manuscrito em questão é um pergaminho que foi reutilizado várias vezes ao longo dos séculos. Os escribas raspavam o texto original e escreviam outro por cima, formando camadas de escrita que ficavam ocultas sob a superfície. Esse tipo de pergaminho é chamado de palimpsesto, e é uma fonte valiosa de informação para os estudiosos da história antiga.


Os pesquisadores conseguiram acessar o texto mais antigo do pergaminho usando uma técnica especial de fotografia com luz ultravioleta, que revela as tintas que foram raspadas. Eles ficaram surpresos ao descobrir que se tratava de uma tradução siríaca do capítulo 12 de Mateus, um dos quatro evangelhos que narram a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.


O siríaco é uma língua semítica que era falada pelos cristãos do Oriente Médio nos primeiros séculos do cristianismo. Existem poucos manuscritos que preservam as traduções siríacas antigas dos evangelhos, e esse é o terceiro a ser encontrado. Os outros dois estão na Biblioteca Britânica, em Londres, e no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, no Egito.


O que torna esse manuscrito tão especial é que ele contém uma interpretação diferente do capítulo 12 de Mateus, que fala sobre os conflitos entre Jesus e os fariseus, os líderes religiosos judaicos da época. O texto siríaco mostra uma visão mais crítica e polêmica dos fariseus, acusando-os de hipocrisia e corrupção. Ele também destaca o papel de Jesus como o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento.

"Um exemplo é a tradução grega de Mateus 12, que diz: "Naquela época, Jesus passava pelos campos de trigo no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher as espigas e comer". Já a tradução siríaca expressa a passagem como: "começaram a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las".

Essas diferenças podem parecer pequenas, mas elas têm um grande impacto na compreensão da mensagem de Jesus e da sua relação com o judaísmo. Elas mostram que os primeiros cristãos tinham diferentes formas de ler e interpretar as escrituras, e que essas interpretações mudaram ao longo do tempo e das culturas.


A descoberta desse "capítulo oculto" na Bíblia cristã é um exemplo de como a ciência pode nos ajudar a conhecer melhor a nossa história e a nossa fé. Ela também nos convida a refletir sobre as origens e os significados das escrituras sagradas, e a respeitar a diversidade de opiniões e tradições que existem dentro do cristianismo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

©2023 por streamnew.net Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page